Projeto Arquitetônico | Torre Oscar Niemeyer

Projeto Arquitetônico

As novas instalações da FGV representam um marco para o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro.

Erguido em um terreno de 8 mil metros quadrados, ao lado da sede da FGV - Edifício Luiz Simões Lopes, o complexo completo tem um novo prédio com 19 andares e dois subsolos - Torre Oscar Niemeyer, e um centro cultural, com três pavimentos, que abriga salas de estudo, auditórios e espaço para exposições.

As edificações, que simbolizam um presente da arte de Niemeyer à cidade do Rio, mantém a sintonia com as linhas do edifício sede e estão dentro de um conceito urbanístico que prevê a perfeita harmonia com os prédios próximos e a paisagem local.

Responsabilidade Sócio – Ambiental

Selo LEED A Torre Oscar Niemeyer possuirá o Selo Verde - certificado LEED, Leadership in Energy and Environmental Design, critério voluntário, baseado em consenso, criado pelo United States Green Building Council (USGBC) para o desenvolvimento de edifícios de alta performance e ambientalmente sustentáveis.

A certificação é desenvolvida e concedida aos edifícios que atendem desde o início da sua construção a alguns critérios como: otimização energética, uso de energia renovável, cobertura predial e revestimento externo, gerenciamento do lixo, reciclagem, preservação e restauração da biodiversidade, redução da poluição luminosa entre outros.

Projetistas e consultores

Foram contatados para construção da Torre Oscar Niemeyer e do Centro Cultural 12 projetistas e consultores para as seguintes disciplinas: arquitetura, estrutura, fundações, instalações, ar condicionado, instalações prediais, prevenção e combate a incêndio, impermeabilização, acústica, iluminação, vidros e esquadrias, cerificação LEED (Green Building) e elevadores.

Geração de Empregos

Cento e quinze. Esse é o número de empregos gerado pela Carioca Engenharia, empresa responsável pela execução da obra. Ao todo 115 profissionais trabalham na obra (entre administrativo e produção/campo).
 

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News